אני תלוי באלוהים כל הזמן

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Poesia Social (da 71 a 75)

(Continuação...)

Livro: Lendas de Um Coração - Poesia em Defesa da Igualdade - Vol. I-2,
Autor: Álef Rosh Benavraham
Total: 100 Poesias.



71.      PROTÓTIPO DA IGUALDADE

Caim e Abel
Sobrevivem em mim...
Também sou filho
De Alexandre, Nero, Napoleão,
Moisés, Jesus, Hitler, Maquiavel,
E de todas as guerras...
Sou filho de egípcios, astecas,
Babilônios, maias, sodomitas,
Índios, indianos, americanos,
E de todas as raças e credos...
Não renego minhas heranças,
Assumo a condição de filho-do-mundo
E retorno às origens do Éden...
Abro os olhos e enxergo
O bem e o mal:
Minha árvore genealógica por inteira...
Glorifico quando descubro
Que por ser filho do filho do filho
De Adão e Eva,
Também sou filho da água, terra, fogo e ar...
Vim do que era sem forma e vazio,
Das trevas, do caos, do abismo,
Da luz, do espírito, do verbo...
Sou filho de tudo o que existe e inexiste,
Sou até filho de Deus e do Diabo...



72.      ACULTURAÇÃO

Visualizei a incineração
De muitas raízes,
De histórias que religavam-nos
Ao obscurecido passado...
Tudo convertido em cinzas,
Ora lançadas ao vento e ao mar...
Até a memória foi afogada
Por lágrimas que tentavam
Conter a ira do fogo...
O povo suava frio
Sem conseguir resfriar
Os focos de incêndio...
O sangue não adoçou a amargura
De ver cremada nossa cultura...
Labaredas advindas de dragões
Ainda derretem nosso ouro,
Convertem densas riquezas
Em estrangeiras fuligens...



73.      CATACLISMO

Contemplativo,
Sentindo cheiro de enxofre,
Odor de carne queimada;
Vendo cinzas, ruínas,
Disformes sorrisos do fim...
Nossa casa é a cova,
Nossa cova é a pátria...
...Como descrever o caos?
Moral convertida em brasas,
Ética incinerada,
Ideologias dizimadas...
Até o amor putrefou,
Tornou-se fétido,
Indigesto discurso vazio...
O meu povo é violentado,
Vagarosamente,
E ainda morre sorrindo...



74.      PÁTRIO JUDAÍSMO

Chorarei o passado
No Muro das Lamentações,
Celebrarei meu futuro
Na Terra Santa,
Aprendendo a guerrear
Pelos meus sonhos...
Assim sentir-me-ei
Mais do que brasileiro,
Capaz de sentir paz
Como bom estrangeiro...
Sairei do paraíso,
Tédio e acomodação
Do meu país,
Onde em nome do conformismo
Não se tem oportunidades,
Nem mesmo direitos...
Vou aprender com judeus
A guerrear pela paz,
Lutar pela vida,
Trabalhar por dinheiro,
Prosperar para Deus...
Tornar-me-ei mais ativista,
De alma regionalista,
Com mais fé em minha nação...



75.      OLHOS DE CARANGUEJO

Gente pobre de bolso,
Rica de graça,
Nunca ultrapassa a fé...
Nos manguezais sociais,
Vive de ré, como caranguejo,
Com olhos esbugalhados
Para a eternidade do Céu,
Tornando-se ré
Das armadilhas da Terra:
Enterrando-se na lama...


Se quiser continuar lendo, escolha a numeração na coluna do índice de arquivos, à direita, no topo da página. Ou clique abaixo:
http://escritoralef.blogspot.com/2010/12/poesia-social-da-76a-80.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário